sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Quem sou eu? O que é este blog?

Olá, pais e mães.

Antes de começar, deixe-me apresentar rapidamente.

Sou um de vocês. Me chamo Gabriel (mas pode me chamar de Lobo), e tenho um pequeno humano chamado Rafael (mas pode chamá-lo de filhote), que é meu maior professor atualmente, mesmo que não em idade ou tamanho. Tenho aprendido de forma empírica bem mais nestes últimos 3 anos sobre ser um pai do que nos anos que eu estava me preparando para sê-lo. E tem sido ótimo!

Mas, mesmo antes de decidir ser um pai, eu já gostava de desenhos. Feitos à mão, animados por computador, misturados (como muitos são atualmente), pode escolher. E mais do que gostar de assistir, eu sempre gostei de como eles são feitos; aspectos técnicos de como são feitos, escolhas de materiais (serão gravados digitalmente, em película? por que digital e não de forma tradicional?), narrativas, qualidade geral de desenho e por aí vai. Isso não me torna um expert, mas certamente me ajudou a ter um olhar crítico.

Ter estudado produção de jogos e animação digital certamente ajudou também. É um passatempo, então certamente tem gente mais gabaritada para falar de aspectos técnicos por aí, mas a minha ideia, minha intenção, aqui é dar uma visão um pouco mais holística (no sentido de visão mais abrangente, mais total) dos desenhos que tenho encontrado e tenho mostrado (ou tentado evitar mostrar) para o Rafa.

É um guia, então, este blog?

Não. Não sou eu quem vai dizer o que seu filho deve assistir. Eu só posso fazer isso pelo Rafa. Mas quero oferecer uma ferramenta a mais para você, amigo pai, amiga mãe, que está lendo e acabou chegando aqui procurando uma alternativa ou uma dica do que apresentar ao seu pequeno, que gosta tanto de sentar no sofá (ou ficar de pé, como o meu insiste em fazer) para ver desenhos.

Agora, pra fechar, umas sugestões em relação ao assistir televisão.

Não considere a televisão nem um santo remédio para você deixar seu filho entretido por horas enquanto você faz suas coisas, nem um demônio que deve ser evitado a todo custo. Pense na TV, nos desenhos e programas, como uma atividade que vocês podem fazer juntos. Aliás, na minha opinião e vivência como pai, uma atividade que devem fazer juntos. Pode ser chato ficar vendo e revendo o mesmo desenho quinhentas vezes seguidas? Talvez, mas tente assistir com o seu filho, interagindo com ele. Mostre o que os personagens estão fazendo, pergunte a ele o que eles estão fazendo naquele momento. A TV pode ser uma ótima ferramenta para contar histórias. Interaja com seu filho ao assistir TV, e perceberá que passará momentos deliciosos com ele, e a TV não será mais o centro da vida deles: você será.

E, claro, não passe o final de semana todo vendo TV. Saia para passar, nem que seja para ir a uma praça para um evento onde os personagens do desenho que ele, aliás, vocês assistem estão fazendo: pode ter certeza que você irá se surpreender!

3 comentários:

  1. Surpreendentemente adulto e infantil ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Btw, era a Carol. Q esqueceu d3 tirar o unknown.😒

      Excluir
    2. Olá, Carol. Obrigado pela visita. Mesmo esquecendo de se conectar. (;

      Excluir