sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Sobre o conteúdo dos posts

Agora, vamos ao conteúdo dos posts.

Pretendo fazer um post por desenho ou série, sempre colocando uma classificação ou nota sobre alguns aspectos técnicos, detalhes sobre a obra e minha opinião sobre ele. Minha opinião é, como qualquer outra, pessoal. As notas serão, na medida do possível, imparciais. Algumas empresas ou produtoras, como a Pixar ou a Disney, provavelmente terão notas altas em diversos aspectos, já que são empresas que se empenham em produzir material de qualidade. Mas estou aberto a críticas, especialmente as positivas, e sugestões de desenhos são sempre bem vindas. O espaço de comentários é justamente para isso. (A tempo, comentários ofensivos ou com palavreado chulo serão deletados, já que este blog poderá ser lido por crianças. Agradeço a compreensão.) Se achar que minhas notas ou opiniões não foram justas, por favor, comentem e opinem. Farei o que puder para ouvir (ler) o que postarem!

A maioria dos desenhos e séries são encontradas na plataforma Netflix, além da TV aberta. Peço desculpas de antemão se eu demorar ou acabar não colocando algum pedido em especial. Tenham em mente que eu já tenho programado alguns posts, de obras que conheço, e começarei por elas, e também não tenho tanto tempo para assistir a todos os desenhos que existem (acreditem: eu adoraria poder dedicar minha vida a assistir desenhos!)

Vou descrever, agora, o que verá nos posts. Eles seguirão este padrão (com sorte, com raras excessões)

FICHA DA OBRA

Nome: (nome do desenho/série em Português e na língua original)

País de origem: (país/países de origem da obra)

Ano de início: (quando começou a produção do desenho/série ou ano de lançamento da obra)

website brasil: (website oficial no brasil do desenho/série)

website original: (website oficial no país de origem)

FICHA TÉCNICA

Estilo predominante: (animação por computador // animação tradicional // atores reais)

Qualidade gráfica: (qualidade geral do desenho, principalmente do traço que define personagens, cores, facilidade de reconhecimento e diferenciação entre os personagens, utilização de texturas e sombras)

Qualidade sonora: (design de som e áudio, como vozes características, uso de músicas e sons, sincronização de áudio e vídeo)

Qualidade da tradução: (o quão bem a tradução foi feita, a adaptação da língua original para o português, perdas e ganhos de características ou personalidade de personagens, erros de interpretação ou tradução)

Qualidade de dublagem: (qualidade de interpretação dos dubladores, envolvendo a capacidade de deixar os personagens carismáticos, independente da qualidade da tradução)

Qualidade da história: (enredo envolvente considerando o público-alvo, se há algo positivo para as crianças, reforço positivo)

CUSIOSIDADES

Curiosidades gerais sobre a história da obra, de onde veio, seus criadores ou autores, momento histórico etc.

CONSIDERAÇÕES

Aqui é a parte mais pessoal de cada post, onde eu coloco minhas considerações pessoais sobre a obra, e sugestões de como assistir com seu filho, baseado em minha experiência com o meu filho e o que eu acho que funciona ou pode funcionar.

Um comentário:

  1. Olá. Achei muito interessante suas analises e com muita qualidade. Parabéns pelo blog, vou passar a acompanhar. Gostaria de, humildemente, fazer um pedido para sua analise. É um desenho que passa na Netflix e que me deixa desconcertado quando estou assistindo com meu filho: LARVAS. Por favor comente. Obrigado

    ResponderExcluir