segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Avatar: A Lenda de Aang



FICHA DA OBRA

Nome: Avatar: A lenda de Aang / Avatar: The Last Airbender

País de origem: Estados Unidos

Ano de produção: 2005
  

FICHA TÉCNICA

Estilo predominante: animação tradicional

Qualidade gráfica: 8/10

Qualidade sonora: 9/10

Qualidade da tradução: 8/10

Qualidade de dublagem: 9/10

Qualidade da história: 10/10

CURIOSIDADES

A ideia inicial apareceu em 2001 quando o produtor Bryan Konietzko reimaginou o desenho de um homem de meia idade e careca como um garoto. Então o desenhou cuidando de bisões no céu, mostrando para o co-produtor Michael Dante DiMartino, que na época estudava um documentário sobre exploradores presos no Pólo Sul.

O desenho usa muitos elementos asiáticos, predominantemente chineses.

Cada um dos elementos se baseia em um estilo de luta chinesa. Tai chi para a Água, Hung Gar para a Terra, Shaolin do Norte para o Fogo e Ba Gua para o Ar.

Rendeu uma continuação e um filme com atores reais.

CONSIDERAÇÕES

A história da série se extende por 3 temporadas (chamadas de Livros na série), mostrando desde o encontro do personagem central, Aang, com os irmãos Katara e Sokka até o confronto final e desenrolar das hitórias dos personagens. A série mostra, ao começar cada capítulo, a história base do desenho, contando quem são os vilões, e quem é o Avatar.

Um dos desenhos mais premiados da história da Nickelodeon, Avatar: A Lenda de Aang apresenta boas doses de aventura, humor e é possível aprender bastante sobre o relacionamento entre pessoas, sejam crianças, pessoas importantes, até mesmo pessoas com deficiência.

É um desenho com uma história longa, que acaba se perdendo para crianças mais novas, e apresenta uma boa dose de violência animada (raramente gratuita), aconselhável até mesmo para adultos.



(imagem retirada da wikipedia)

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Dinotrux



FICHA DA OBRA

Nome: Dinotrux

País de origem: Estados Unidos

Ano de produção: 2015



FICHA TÉCNICA

Estilo predominante: animação por computador

Qualidade gráfica: 9/10

Qualidade sonora: 9/10

Qualidade da tradução: 9/10

Qualidade de dublagem: 9/10

Qualidade da história: 9/10

CURIOSIDADES

O desenho é baseado em uma série de livros do ilustrador Chris Gall. Os personagens são diferentes visualmente, e a história também, ainda que a ideia original dos livros esteja presente.

A ideia original da Dreamworks era fazer um filme com as idéias de Chris Gall em 2009. Atualmente, as três temporadas do desenho estão disponíveis no Netflix.

A era que eles vivem se chama Mechazoic.

CONSIDERAÇÕES

As historias são baseadas em resolver problemas usando a inteligência e trabalho em conjunto, e esta é a mensagem principal. Os Dinotrux (uma mistura de dinossauros com veículos pesados) formam uma manada incomum para sobreviver e se proteger contra um T-trux territorialista.

Os Dinotrux são criados e nomeados sempre usando um dinossauro e um caminhão/veículo pesado. Por exemplo, O Tyranossaurus trux (tanto o protagonista como o vilão principal) é a mistura de um T-rex e uma escavadeira. Todas as criaturas do desenho são criadas e nomeadas desta forma, criando um visual que lembra Transformers, mas com um visual distinto.

A dublagem e a tradução ficaram bastante boas. Os nomes não foram traduzidos, mas as espécies tiveram boas adaptações, como “guindastossauro” (craneosaur no original). As vozes combinaram com os personagens e suas personalidades, e a música original foi bem adaptada.



(imagem retirada da wikipedia